Nesta segunda (8) e terça (9), Prefeitura apresenta a rede de atenção primária do município a autoridades sergipanas

Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde em 2017, o município de Uberlândia recebeu, na manhã desta segunda-feira (8), uma comitiva de representantes de prefeituras e do Estado de Sergipe para apresentar estratégias de planificação exitosas na gestão da Atenção Primária. O evento segue até terça (9) e destaca os processos de sucesso implantados em Uberlândia por meio do projeto Qualifica SaUDI.

A abertura ocorreu na Sala de Reuniões do Centro Administrativo, com a presença do secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues e a assessora técnica do Conass. Maria José Evangelista. Também participaram prefeitos, secretários de Saúde e assessores técnicos de Sergipe, bem como dos municípios sergipanos de Itabaiana, Nossa Senhora das Dores e Propriá. Estiveram presentes, ainda, representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Municipais de Saúde (Conasems).

O objetivo é inspirar e implantar nos demais estados brasileiros metodologias trabalhadas em Uberlândia, como a estratificação do risco dos idosos por meio do Projeto Trem do Idoso, Autocuidado Apoiado, Grupo de Fibromialgia, entre outros processos de atendimentos.

“Nossa gestão entende o papel e importância da Atenção Primária como organizadora e ordenadora do fluxo dos processos de saúde e apoiamos nos processos de aprendizado juntamente com o auxílio do CONASS, que oferece diretrizes de organização de toda a rede de atenção à saúde”, destacou o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

Com uma população estimada de mais de 90 mil habitantes, o município de Itabaiana é representado pela secretária de Saúde, Priscilla de Melo Ramos, que reconhece a importância de conhecer o planejamento que faz de Uberlândia uma referência.

“Espero levar muito conhecimento e a experiência da planificação para Itabaiana. Já visitamos outros estados a respeito da tenção especializada, e agora quero conhecer a Atenção Primária em Uberlândia. Estamos engatinhando nesse processo e tenho certa convicção de chegarmos no nível de Uberlândia”, disse.

Ainda neste primeiro dia de visitação, foi apresentado o padrão de estrutura das novas unidades durante visitação à Unidade de APS Compartilhada UBSF Ipanema I. Pela tarde, será apresentada a experiência da Unidade Laboratório UBSF Santa Luzia, no Salão da Missão Sal da Terra. De lá, os visitantes conhecerão a unidade de saúde.

Centro Colaborador do CONASS

Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU
Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde utilizando-se da planificação da atenção à saúde obtida por meio do projeto Qualifica SaUDI. A diretriz veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. Representante do Conass durante a visita, a assessora técnica Maria José Evangelista destaca o papel dos Centros Colaboradores em fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa.

“Quando sentimos que representantes de outros locais precisam conhecer e se empolgarem, trazemos em Uberlândia para verem a Saúde funcionando. É uma vitrine que inspira outros municípios a se organizarem melhor. É um troca boa para o Conass, Uberlândia e municípios de outros estados do país”, afirmou.

Em Uberlândia, a iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.

Confira a programação desta terça:

– 8h: Apresentação da integração da APS e AAE no cuidado de usuários com condições crônicas e Apresentação da atenção integrada na rede de urgência e emergência (Salão Missão Sal da Terra)
– 10h30: Visita à Unidade de Atendimento Integrado UAI São Jorge (no local)
– 11h30: Visita ao Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (no local)
– 14h30: Encontro com o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, para firmar o termo de compromisso do Centro Colaborador PAS/CONASS, em razão de sua experiência exitosa e seus novos desafios (Sala de Reuniões do Prefeito)