Marília Alves Cunha*
Inventaram outra CPI do fim do mundo, com o intuito muito claro de inculpar o nosso Presidente. Uma pandemia que tem abalado os alicerces deste mundão de Deus e a cada dia se mostra mais versátil, com novas cepas e mais variantes, uma pandemia que até o momento se tem mostrado irreverente até com a famosa ciência hoje presente em todas as bocas é o mais recente motivo para destruir Bolsonaro. Quaisquer países afetados por esta danosa insídia devem ter errado e acertado em alguns momentos, mas acredito que, além, a politicagem e a janela aberta para a corrupção não se fizeram tão presentes e desavergonhadas como no nosso querido Brasil.
Bem, a famosa foi instalada, apesar do presidente do Senado ter considerado que o momento era inoportuno para esta medida. E é, completamente inoportuno, inconsequente e irresponsável. Fazer o que? O STF mais uma vez invade as competências de outro Poder e obriga, não pede, não aconselha: Manda! E mais uma vez o comando é obedecido, sem titubear, por uma instituição que se apequena… E por incrível que pareça, por mais que queiramos aceitar e entender, tudo se torna uma piada pronta e sem graça quando Renan Calheiros, ele mesmo, aquele dos muitos inquéritos que estão caducando nas gavetas da justiça se torna o relator da CPI. Uma CPI que intenta ser ética e descobrir erros e omissões não pode esperar credibilidade tendo esta relatoria… Na verdade, não seria nem necessário este desvario todo. CPI dá muito trabalho, principalmente se for atuar seriamente no círculo de governadores e prefeitos… Renan Calheiros, aquele de ficha corrida extensa, já deu o resultado: Bolsonaro errou e se omitiu, disse ele, listando uma série(sic) de erros do presidente e prometendo uma “investigação rigorosamente técnica”. Rir ou chorar? Bem, o relator já anunciou claramente o resultado, no que depender dele.
E para a piada ficar completa e mais clara, pais de governadores investigados também fazem parte da Comissão, para tranquilidade dos seus travessos filhotes… Bizarra composição!
Querem mesmo avacalhar com esta terra e com este povo. E pior, jogar às favas princípios democráticos e piorar de vez e em nada contribuir para minorar a situação deste triste momento em que vivemos. Como sempre, quando interesses mais altos se alevantam, os nossos ditos representantes dão as costas para o povo, dão as costas para medidas que se requerem, necessárias e urgentes e vão brincar de CPI… Valha-nos Deus!
*Educadora e escritora – Uberlândia – MG