Ivan Santos – jornalista
Na abertura da Cúpula de Líderes sobre o Clima, aberta hoje em evento organizado pelo governo dos EUA, o presidente Joe Biden, coordenador da reunião, prometeu reduzir as emissões de gases do efeito estufa dos EUA em 50%, em relação aos níveis de 2005, até 2030.
O presidente do Brasil, Capitão Jair Bolsonaro, prometeu que o País terá neutralidade climática e declarou: “Determinei que nossa neutralidade climática seja alcançada até 2050. Entre as medidas necessárias para tanto, destaco o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030”.
O presidente da China, Xi Jinping, disse que o país que ele governa vai trabalhar em conjunto com os Estados Unidos para diminuir as emissões de carbono e que até 2060 a China vai comemorar carbono zero. Explicou Xi Jinping que “a China está ansiosa para trabalhar com os Estados Unidos a fim de melhorar a governança global. Nós lutamos por uma sociedade mais equilibrada e priorizamos o meio-ambiente porque queremos atingir nossas metas climáticas antes de 2030 e a neutralidade na emissão de carbono antes de 2060”. Os EUA e a China são os maiores poluidores mundiais.
Palavras bonitas, solenemente pronunciadas. Nós da planícies devemos confiar desconfiando sempre.