Ivan Santos – Jornalista

A Comissão de Inquérito do Senado para investigar ações do Governo Federal na Pandemia do Coronavírus e a aplicação de recursos federais nas mesmas ações nos Estados e Municípios, poderá começar a funcionar com presidente e relator, na próxima terça-feira. Se houver algum impasse poderá ser sanado na próxima semana.
Dos 11 membros já indicados por partidos para a CPI, apenas quatro são alinhados com o Governo do presidente Bolsonaro (sem partido), dois são da Oposição e cinco são independentes. O presidente vai precisar articular uma competente ação através de seus líderes no Congresso parra evitar surpresas e complicações. Não dá para confiar essa articulação aos apoiadores ideológicos. Por causa da proximidade das eleições do ano que vem, a CPI não pode debandar para especulações politiqueiras.
O Capitão Mito precisa começar a entender que o grupo de apoiadores fanáticos que o aplaudem no cercado armado na frente do Palácio da Alvorada não é a população brasileira. Se os lideres do Governo não souberem articular politicamente com a CPI da Covid, poderá haver Bu-Bu-Bu no Bó-Bó-Bó no Planalto Central e a contenda acabar em Ri-Fi-Fi.