Ascom/CMU

Atendendo a convite da Câmara Municipal aprovado através do Requerimento 834/21 apresentado pela vereadora Amanda Gondim (PDT) a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo, participou remotamente da 7ª reunião ordinária no dia 24 de abril. O presidente do Legislativo, vereador Sérgio do Bom Preço (PP) abriu a participação da secretária concedendo 3 minutos para que cada vereador que desejasse se manifestar sobre os temas previstos.
A secretária Tânia Toledo considerou que muitas questões foram apresentadas e por isso sintetizaria as respostas por temas. O primeiro a ser tratado foi sobre a instalação de escola cívico-militar em Uberlândia, que segundo ela gostaria de ter tido mais tempo para receber as manifestações da comunidade mas que a indicação é impositiva e chegou numa sexta-feira e a resposta deveria ser dada até a próxima quarta-feira por isso o prazo curto da consulta. Tânia Toledo afirmou que a escolha da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro ocorreu por atender todos os critérios e requisitos e foi aprovada por 67% dos profissionais e 91% dos pais em reunião gravada e ata publicada.
Sobre o retorno das aulas presenciais a secretária Tânia Toledo informou que a suspensão das atividades se deve a cumprimento de liminar do Judiciário e que seu maior desejo é ter todas as crianças nas escolas mas fazem o que podem e o que são autorizados a fazer. Informou também que já foram adquiridos 8.685 tablets com chip e dados para o acesso dos estudantes à plataforma de ensino e há concorrência aberta para mais compra. A distribuição dos tablets segue as mesmas regras do Bolsa Família, que tem critérios claros, transparentes e de domínio público.
A distribuição do kit alimentação corresponde aos valores do Plano Nacional de Alimentação Escolar, disse Tânia Toledo, e tudo está detalhado no site da Prefeitura; que está mantido o fornecimento de alimentos pela agricultura familiar sendo que a distribuição trimestral é recomendação legal. Segundo Tânia Toledo não há recursos disponíveis para aumentar o kit porque não há previsão orçamentária e que as aquisições têm sido feitas por remanejamento de verbas entre setores do Município, dentro da legalidade.
Quanto à nomeação e posse de aprovados em concurso na Secretaria Municipal de Educação a secretária Tânia Toledo informou que de todos os cargos divulgados pelo edital já foi dada posse e que chamaram 416 aprovados, acima do que previa o próprio concurso e têm prazo de para chamar mais profissionais pode ainda ser prorrogado por 2 anos. Sobre os auxiliares especiais de ensino (AEE) já foram empossados cerca de 40 e 116 já convocados para exames de nomeação e, os profissionais de apoio 90% do quadro está preenchido e estão sendo convocados em ritmo diferenciado, dentro da legalidade.
Em tempo: Durante a 7ª reunião ordinária foi realizada sessão solene para que o Legislativo prestasse homenagem póstuma ao ex-vereador Carlito Cordeiro pelo centenário do seu nascimento ocorrido no dia 21de abril de 1921. Representou a família o filho do homenageado, Carivan Cordeiro. A homenagem