Prefeitura segue promovendo melhorias de infraestrutura nas escolas municipais
Cuidados constantes são essenciais para garantir que estudantes contem com uma estrutura física adequada quando as aulas presenciais retornarem

Araípedes Luz/ Secretaria de Governo e Comunicação

A Prefeitura de Uberlândia continua com o trabalho de manutenção nas escolas municipais. Tudo para que as instalações estejam impecáveis para o tão aguardado momento de retorno às aulas presenciais. Nesta semana, a Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto, no bairro Segismundo Pereira, recebeu a equipe de capina. O serviço, feito por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, já atendeu cerca de 120 instituições de ensino da rede desde janeiro, entre as de ensino fundamental (Emef) e educação infantil (Emei) e escolas rurais.
Essas e outras melhorias estruturais, incluindo ampliações e construção de unidades de ensino, são executadas por meio do programa municipal “Escola Bem Arrumada”, lançado pelo prefeito Odelmo Leão durante seu primeiro mandato que retomou ao reassumir a gestão em 2017. Nessa empreitada, a Secretaria Municipal de Educação conta com o apoio da Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam), do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e de outras secretarias, como a de Meio Ambiente, Trânsito e Transporte (Settran), Obras, além do auxílio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, para prevenção e combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Por parte da Emam, entre reparos nas redes hidráulica e elétrica, telhado e forro e serviços de pintura, alvenaria e serralheria, mais de 400 intervenções foram realizadas de janeiro a abril, beneficiando 70 Emeis. A Escola Municipal De Educação Infantil Professora Izildinha Maria Macedo do Amaral, no Luizote de Freitas, por exemplo, está recebendo uma pintura nova.
A Secretaria Municipal de Educação ainda atendeu em torno de 120 escolas no mesmo período com melhorias que incluem consertos e substituição de portões, janelas e portas, adequação de banheiros e espaços às normas de acessibilidade e troca de vidros, dentre outras intervenções. Atualmente, a secretaria também acompanha reformas em 37 prédios e a construção da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) de Tempo Integral.