Da Assessoria do Deputado Weliton Prado

O deputado federal Weltion Prado (Pros) confirmou a autorização de recursos federais para os leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar e de UTI Adulto para atendimento exclusivo dos pacientes da COVID-19 em Uberlândia e Monte Carmelo. A transferência de valores está prevista em duas portarias publicadas nesta segunda, 24 de maio.
Em Uberlândia, estão autorizados os repasses de recursos para 48 leitos de suporte ventilatório, distribuídos em 5 unidades de saúde. No total, serão R$ 689.356,8 para tratamento dos pacientes com coronavírus referente ao mês de maio. O custeio é para leitos nas seguintes unidades: UAIs Morumbi (5), São Jorge (12), Roosevelt Dr Josias de Freitas (10), Luizote Dr Domingos Pimentel de Ulhôa (10) e Uai Pampulha Unidade de Atendimento Integrado Irmã Dulce (11). O Suporte Ventilatório é utilizado quando os pacientes não evoluíram para casos graves da Covid-19, mas precisam de apoio para respirar.
MONTE CARMELO
Para Monte Carmelo, segundo o deputado Weliton Prado, que tem cobrado mais recursos para os municípios enfrentarem a covid, serão R$ 672 mil para 14 leitos de UTI Covid Adulto no Hospital Municipal. Weliton Prado explica que os recursos referentes às despesas de maio estão previstos na Medida Provisória nº 1.041, de 30 de março de 2021, que foi prorrogada pelo presidente do Congresso Nacional no último dia 20 de maio. “É fundamental garantir que os Municípios continuem recebendo dinheiro para reforçar o atendimento dos pacientes com covid-19 e que tenhamos mais vacinas distribuídas de forma justa entre as cidades, mesmo porque os especialistas não descartam uma terceira onda. O país precisa preparar os estoques de kits de intubação e oxigênio também. Não podemos permitir mais omissões na saúde”, destacou.