A partir de amanhã (1º), o Ecocaminhão começa a passar todas as terças-feiras no bairro; este é o quinto de 17 novos bairros que serão atendidos pelo serviço
Comunicação Dmae
Os moradores do bairro Santa Luzia de Uberlândia passam a contar com a Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a partir das 13h30, desta terça-feira (1º). Este é o quinto dos 17 novos bairros atendidos pelo serviço. Nesta nova fase, a ampliação visa alcançar mais de 82% da cidade e já está atendendo Jardim das Palmeiras, Minas Gerais e Taiaman.
De acordo com Arthur Rosa, supervisor de Gestão de Resíduos Sólidos do Dmae, a ampliação do serviço para diversos bairros de Uberlândia é fundamental para a garantia de uma cidade sustentável e cada vez mais limpa. “Além de gerar renda e trabalho para associações e cooperativas, a destinação correta possibilita uma melhoria no sistema de limpeza urbana e a conservação da vida útil do aterro sanitário. Assim, deixamos de explorar nossos recursos naturais e preservamos o meio ambiente, a partir da reciclagem de materiais”, explica.
Na semana passada, entre os dias 24 e 27 de maio, os integrantes do Núcleo da Coleta Seletiva realizaram uma ação de conscientização no Santa Luzia. O objetivo era informar os moradores sobre o dia e o horário correto em que o ecocaminhão passará pelo bairro, com a entrega de folhetos nas moradias e nos comércios.
O material recolhido pelo ecocaminhão é destinado a cinco associações e uma cooperativa de recicladores. Além do Santa Luzia, a ampliação vai atender nos próximos quatro meses os bairros: Aclimação, Canaã, Chácaras Panorama, Granja Marileusa, Guarani, Ipanema, Jardim Brasília, Jardim Europa, Jardim Holanda, Mansões Aeroporto, Nova Uberlândia, Novo Mundo, São José, Tocantins. (Confira abaixo o cronograma).
Funcionamento
O Ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização própria com aviso sonoro de que a coleta seletiva está passando nas ruas dos bairros. Assim os moradores podem colocar os recicláveis na rua.
O que destinar à coleta seletiva
– Papel, vidro, plástico e metais
– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)
Cuidados na hora da separação do material reciclável
– Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material
– Vidros: lave-os bem e retire as tampas
– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento
– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas
– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado
OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).
Confira a programação de ampliação do serviço para os novos bairros
Junho
01/06 Santa Luzia
11/06 Jardim Brasília e São José
22/06 Jardim Holanda
Julho
02/07 Guarani e Tocantins
14/07 Jardim Europa
20/07 Nova Uberlândia e Novo Mundo
Agosto
05/08 Aclimação, Jardim Ipanema, Mansões Aeroporto e Granja Marileusa
11/08 Chácaras Panorama
23/08 Jardim Canaã