Ascom/CMU
Discussão única
01. Projeto de Lei Ordinária – 00237/2021 – np – Projeto de Lei Nº. 138/21 – de autoria do vereador Neemias Miquéias, que denomina de Rotatória Alvina América Guimarães o logradouro público que especifica. O projeto deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.
Aprovado por votação simbólica. Maioria simples.
02. Projeto de Lei Ordinária – 00253/2021 – np – Projeto de Lei Nº. 150/21 – de autoria do vereador Ronaldo Tannus, que denomina de Avenida Eurípedes Roquette o logradouro público que especifica. O logradouro público, atualmente denominado de Avenida 02, localizado entre a Rua 01 e a Avenida 03, no Bairro Distrito Industrial, passa a denominar-se AVENIDA EURÍPEDES ROQUETTE. O projeto deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.
Aprovado por votação simbólica. Maioria simples.
03. Projeto de Lei Ordinária – 00266/2021 – np – Projeto de Lei Nº. 163/21 – de autoria do vereador Ivan Nunes, que denomina de Rotatória Eleuza Maria Silva o logradouro público que especifica. O logradouro público, denominado de Rotatória Inominada 2, localizado entre a Rua Argemiro Costa e a Avenida Olímpio de Freitas, no Bairro Nova Uberlândia, passa a denominar-se Rotatória Eleuza Maria Silva. O projeto deve ser aprovado por votação simbólica. Maioria simples.
Aprovado por votação simbólica. Maioria simples.
Primeira discussão e votação
01. Projeto de Lei Ordinária – 00201/2021 – np – Projeto de Lei Nº. 113/21 – de autoria do vereador Antônio Augusto – Queijinho, que institui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Uberlândia o evento “Catsu” (Convenção de Animes e Tokusatsus de Uberlândia) e dá outras providências. O projeto apresenta substitutivo às folhas 07 e emendas às folhas 11. A proposta deve ser aprovada por votação simbólica. Maioria simples.
De acordo com a proposição, o evento ocorrerá anualmente em data a ser informada pelo realizador. Fica a divulgação a cargo da Secretaria Municipal da Cultura. A inclusão do evento no Calendário Oficial de Eventos não vincula a administração municipal à sua organização. Fica a critério dos interessados a sua realização. As despesas decorrentes com a sua execução correrão por conta de dotação própria do orçamento vigente, suplementada se necessário.
O vereador Antônio Augusto – Queijinho (Cidadania) explica que esse tipo de evento, pertencente à cultura popular japonesa, inspirado nas grandes convenções de “Animês” (desenhos animados japoneses) e “Tokusatsus” (seriados de heróis japoneses com ênfase em efeitos especiais), é realizado por todo o mundo, porém com características próprias. “O evento tem a finalidade de trazer cultura, conhecimento, diversão e entretenimento a todos os presentes”, acrescenta.
Ele conta que o mesmo é realizado em Uberlândia desde 2008. Somando 18 edições de sucesso, o CATSU é atualmente o maior evento da cultura pop de Minas Gerais com um público médio de cinco mil pessoas por edição. Atrai caravanas do Triângulo Mineiro e de estados como Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento não se restringe apenas a “Animês” e “Tokusatsus”, abraça também outras características da cultura japonesa como comidas típicas, campeonatos, jogos, gincanas, shows e palestras.
“A atração mais esperada por todos – o concurso “cosplay” – é uma atividade na qual os participantes se fantasiam e interpretam personagens oriundos, em geral, de quadrinhos, vídeo games e desenhos animados. A sua prática também abarca personagens de filmes, séries de televisão, livros e animações, quando é premiada a melhor caracterização cosplayer do evento que possui uma década de sucesso, graças à integridade do projeto e da equipe organizadora, sempre interessada na manutenção de valores essenciais: união e respeito”, reitera.
Queijinho acrescenta que proporcionar um evento familiar com segurança e tranquilidade para um público de todas as idades; oportunizar a troca de experiências e gerar negócios através da movimentação turística estão entre os seus principais objetivos. Ele lembra que preocupados com os programas sociais e assistenciais da cidade, o CATSU também ajuda na arrecadação de alimentos não perecíveis que já foram entregues a várias instituições de caridade.
“O CATSU, com o apoio do seu fiel público, arrecadou mais de seis toneladas de alimentos nos últimos três anos. Exemplo de que a convenção revela o universo ilimitado da cultura popular japonesa através dos valores transmitidos aos presentes, proporcionando-lhes lazer, entretenimento e conhecimento, ressaltando a importância da socialização, do respeito e da fraternidade e de valores fundamentais como o respeito, a unidade e o trabalho em equipe”, finaliza.
Aprovado por votação simbólica. Maioria simples.
Em tempo: a próxima reunião ordinária do mês, virtual ou remota, a quinta reunião do quinto período da primeira sessão ordinária, deverá ser realizada amanhã, terça-feira, dia 08 de junho, em horário regimental, com início provável às 9 horas, no Plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia.