Obras promoveram melhorias e restauros dos pisos, das esquadrias de portas e janelas, do sistema hidráulico, da parte elétrica, do elevador, dentre outros
Fotos: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU
Preservar a memória contada por meio de objetos e documentos históricos é uma das preocupações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Com o Museu Municipal, essa atenção ganha destaque com a finalização da revitalização do prédio histórico, que permitirá que uma nova proposta expositiva, resgatando a história centenária do prédio, seja apresentada.
O complexo compreendido pelo Palácio dos Leões e Coreto é cartão-postal e elo com a história de Uberlândia. O Museu Municipal foi criado em 1986 e, em tempos de isolamento social, uma prévia do acervo pode ser conferida na plataforma digital Cultura em Casa e também por visitas presenciais, seguindo todas as recomendações sanitárias vigentes.
Fotos: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU
A edificação situada na praça Clarimundo Carneiro recebeu uma limpeza geral da obra. O projeto de revitalização promoveu restauro das esquadrias de portas e janelas, reparos elétrico e hidráulico, modernização do elevador, pintura, restauro de pisos, melhoria do calçamento externo, desobstrução de calhas, entre outros. A restauração incluiu também a instalação de câmeras de videomonitoramento.
As benfeitorias na edificação seguiram projeto executado pela empresa vencedora da licitação, Elismário Pereira Moreira-EPP, respeitando especificações do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia (Comphac). Os trabalhos foram supervisionados pelas secretarias municipais de Obras e Cultura.
Acervo e história
O acervo é constituído de 3.090 peças do cotidiano e retratam ofícios, religiosidades, sociabilidades domésticas, entre outros temas. No início de sua trajetória, o Museu ocupou diversos espaços provisórios e, em 1996, conquistou a sua sede definitiva, o Palácio dos Leões – uma edificação tombada pelo Patrimônio Histórico de Uberlândia. Em maioria, as peças do Museu foram adquiridas pela Prefeitura em 1984 da coleção de Argemiro Costa, funcionário do Funrural. O acervo é complementado por meio de doações da comunidade.
Os itens do acervo são divididos em 11 categorias: Amostra e Fragmento, Armaria, Castigo, Comunicação, Interior, Lazer e Desporto, Objeto Cerimonial, Objeto Pecuniário (relativos ao dinheiro), Objeto Pessoal, Ofício e Trabalho, Transporte. Também são realizadas exposições de longa duração. O local abriga exposições temporárias e a exposição permanente da Câmara Municipal, referente ao período que a instituição funcionou no prédio.
Horário de funcionamento e visitação:
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 10h às 12 e das 14h às 16h
Visitas: por ordem de chegada, seguindo todas as recomendações sanitárias
E-mail: museumunicipal@uberlandia.mg.gov.br