Departamento Comunicação/Câmara Municipal Uberlândia
Aleitamento materno e horário para atividades comerciais por delivery foram temas durante a Tribuna Livre de agosto
O mês de agosto é conhecido também como Agosto Dourado – Mês do Aleitamento Materno dado a importância do tema para a vida humana. Atendendo de forma remota ao convite da vereadora Amanda Gondim (PDT) participou da Tribuna Livre durante a primeira reunião ordinária de agosto realizada no dia 02, em horário regimental, a médica Daniela Marques, professora no Departamento de Pediatria e chefe do Serviço de Neonatologia e Banco de Leite Materno do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
Daniela Marques agradeceu pelo convite e informou que o Agosto Dourado se deve ao leite materno ser o alimento padrão ouro e obrigatório durante os primeiros 6 meses de vida e deve ser prorrogado até os 2 anos; com isso são diminuídas as ocorrências de doenças pediátricas, obesidade e reforça a afetividade entre a mãe e o bebê. O tema escolhido para a campanha de aleitamento materno em 2021 é: “Proteger a amamentação – uma responsabilidade de todos”. Daniela Marques ressaltou a importância das colaboradoras e doadoras de leite materno e a competência comprovada da equipe do HC-UFU e do Banco de Leite que é composta por enfermeiras, médicos, nutricionistas, odontólogos e mais recentemente profissionais de Biomedicina.
O empresário Victor Liolla, há mais de 6 anos no segmento de restaurante que opera com venda por delivery ocupou a Tribuna Livre a convite do vereador Antônio Augusto ‘Queijinho’ (Cidadania) que ressaltou o efeito catastrófico da pandemia de Covid-19 para o setor e pediu que os serviços sejam permitidos até às 24:00h e não até às 21:00h como ocorre atualmente. Victor Liolla considera que o toque de recolher às 21:00h é icoerente porque não há aglomeração, o entregador é individual, usa máscara e álcool gel durante as entregas e que o setor respeitas as vítimas e famílias atingidas pela Covid-19, como a dele mesmo que teve perda irreparável.
Aos vereadores Victor Liolla pediu que atuassem junto ao Comitê de Combate à Covid-19 para que possam liberar os serviços de delivery no mínimo até às 23:00h, 24:00h, porque o faturamento do setor foi reduzido pela metade e já há dificuldades para cumprir os compromissos assumidos. Segundo ele desde fevereiro estão sofrendo com os efeitos das medidas restritivas para controle e combate da pandemia mas que é possível ampliar o horário de atendimento com responsabilidade e tomando as devidas medidas preventivas aplicadas ao setor.