Ivan Santos – Jornalista
O presidente Lula vai presidir a reunião do G20 (das 20 maiores esconomias do mundo) nos dias 21 e 22 deste mês no Rio de Janeiro. Os representantes da China e da Índia não comparecerão. O chinês Wang Yi esteve no Brasil no começo deste ano e conversou com Lula sobre a posição da China no G20. Neste momento Wang tem uma pauta inadiável a ser cumprida por ele não China e não virá ao Rio. O ministro das Relações Exteriores da Índia não virá porque vai presidir no país dele uma pauta sobre desenvolvimento econômico justamente na abertura do G20 no Rio. O ministro indiano também este envolvido com eleições nas quais ele disputa um lugar no Parlamento do país.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken e o ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov já confirmaram a presença no Rio de Janeiro na próxima quarta-feira. Todos os outros países do G20 estarão na conferência quando discutirão questões multilaterais, principalmente comercio.
Além dos 18 países do G20 participarão da conferência no Brasil os seguintes países: Angola, Egito, Ningéria, Espanha, Portugal, Noruega, Emirados Árabes Unidos e Singapura. Na semana que vem haverá uma importante reunião com ministros das finanças dos países do Grupo e representantes dos Bancos Centrais em São Paulo.
A diplomacia brasileira prepara esforços para defender maior expansão do comércio entre os países do Grupo e o Brasil, por decisão do presidente Lula vai apresentar uma pauta de comércio defendida também pelo empresariado nacional.