Ivan Santos – Jornalista
O Governo do Brasil enfrenta neste momento grandes dificuldades para melhorar as condições de vida do povo, principalmente das famílias que estão perto da linha da miséria. A evolução é lenta e só é percebida por organizações ou institutos preparados para promover pesquisas sociais.
O PIB de 3% recém anunciado foi o mesmo do último ano da gestão passada e indicou que a produção nacional ficou estacionada. Com uma visão técnica em cena, que indica que a produção agrícola deve cair neste ao, o governo precisa tomar cuidado para equilibrar as contas públicas no fim deste ano.
Nem tudo é informação ruim. No ano passado o governo conseguiu aprovar uma reforma tributária e um arcabouço fiscal. A intenção do Governo, revelada pelo ministro da Fazenda é contabilizar superávit fiscal para não piorar a dívida pública que está enorme. Ao abandonar o teto fiscal praticado nos governos anteriores, o arcabouço fiscal sinalizou um caminho para melhorar as contas públicas até o fim do mandato do atual presidente.
Hoje há progresso em alguns setores. Os indicadores de saúde pública melhoraram. A Taxa Selic que chegou a 13,75% está hoje em 11,25 e a tendência é de baixa. Houve retomada de programas sociais e uma nova política para o salário mínimo com a garantia de um aumento real de valor nos anos seguintes.
A inflação fechou o ano passado sob controle e sinaliza estabilidade. Hoje piora nas contas públicas. O governo atual, como o anterior, continuou a gastar mais que que arrecada. Os esforços do pessoal da Fazenda neste momento, é equilibrar as contas públicas. Duros esforços.
A confiança na melhora da economia está presente nos esforços dos empresários do agronegócio que mesmo com a sinalização de uma colheita ruim neste ano, sentem apoio firme do governo para continuar a produzir. Outro fator que reforça a confiança no futuro hoje é que a taxa de desemprego que esteve em dois dígitos recuou no ano passado para 7,8%.
A segurança não vai bem em todos os Estados. A segurança no Brasil é da responsabilidade dos Estados, mas hoje é visível o esforço do governo federal para combater a criminalidade organizada.
O Brasil tem muitas dificuldades e muitos problemas abertos, ainda sem solução, mas o governo tem demonstrado vontade de melhorar as condições de vida todos.