GOV. MG

O governador Romeu Zema agradece à secretária Luísa Barreto por todos os serviços prestados ao Governo de Minas ao longo dos três anos em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Foram muitos os desafios e as conquistas assumidas a partir de uma política conduzida com seriedade por uma especialista em gestão pública, sendo fundamental para o governo começar a reorganizar as finanças e retomar o caminho do equilíbrio fiscal com responsabilidade. A secretária deixa a pasta devido às regras da desincompatibilização do período eleitoral.

“Só tenho a agradecer pelo empenho da Luísa à frente de uma das principais áreas do governo. A determinação e a experiência da nossa secretária foram essenciais para Minas Gerais começar a recuperar o fôlego, diante de um cenário financeiro assustador encontrado em 2019, quando assumi o governo. Por causa da atuação da Luísa, com sua competente equipe técnica, conseguimos colocar o trem nos trilhos, regularizar salários, pagar dívidas e voltar a realizar projetos para o crescimento do Estado, gerando emprego e renda para os mineiros. Com certeza, este trabalho terá continuidade daqui para frente”, avalia o governador Romeu Zema.

Durante sua gestão, Luísa liderou o compromisso deste governo em quitar as dívidas herdadas de gestões passadas, incluindo os pagamentos devidos às prefeituras e fornecedores, ajudando o governo a retomar a confiança de investidores e demais parceiros.

A secretária também foi a responsável por elaborar o plano que regularizou o pagamento do salário dos servidores estaduais em agosto de 2021, depois de mais de cinco anos de parcelamentos. Desde então, todos os servidores recebem em dia.

Ainda neste âmbito, conduziu o processo de implementação de reajustes salariais concedidos ao funcionalismo público estadual, em 2022 e 2024, garantindo recomposições integrais às perdas inflacionárias, mesmo diante da severa crise fiscal que afeta o Estado.

Junto à Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), Luísa participou ativamente das discussões e propostas sobre a revisão da dívida de Minas com a União, atualmente em debate com o Governo Federal.

Também liderou as conversas e negociações para selar o Acordo de Brumadinho, assinado em 2021, e considerado o maior acordo de reparação ambiental do Brasil e o segundo maior do mundo, totalizando R$ 37,7 bilhões para Minas Gerais. Do mesmo modo, também esteve à frente das negociações ainda em curso para a concretização do Acordo de Mariana, em resposta à tragédia ocorrida em 2015.

A nova secretária de Planejamento e Gestão será a servidora de carreira Camila Neves, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Fundação João Pinheiro (FJP), com mestrado em Administração Pública pela University of London.

Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de liderança nas secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública, e teve papel fundamental na reforma administrativa do segundo mandato do governo Zema. Recentemente, esteve à frente do projeto Automatiza.MG, responsável pela simplificação e automatização de centenas de serviços públicos para os mineiros.