Ivan Santos – Jornalista
Em jornalismo costumávamos dizer no passado recente, que uma ocorrência ou fato incomum, circunstancial, fora da rotina diária, era inusitado.
Ontem, ocorreu em Uberlândia um fato inusitado. Explico:
A rotina sempre nos revelou que o repórter procurava a fonte para uma entrevista, principalmente se esta fosse importante socialmente. Um governador de Estado sempre foi fonte importante, sempre cheio de pautas a cumprir e difícil de entrevistar.
Ontem ocorreu em Uberlândia um fato inusitado. O governador Romeu Zema, que governa o segundo mais importante Estado do Brasil, fez uma volta no seu trajeto diário e veio a Uberlândia com uma só missão: dar uma entrevista ao veterano jornalista Orley Moreira, com pauta livre. Isto é: assuntos escolhidos pelo jornalista. Pesou nesta decisão a seriedade, a competência e o respeito que em Minas todos têm pelo jornalista por ele ser sério e competente. Hoje, mesmo depois de aposentado, Orley Moreira conserva uma postura de comunicador de elevado conceito moral e destacada competência profissional.
O governador de Minas não veio a Uberlândia para se reunir com autoridades políticas, com reitores de universidades nem com representantes dos importantes empresários que atuam nesta cidade; Zema não trouxe uma pauta pronta. Veio Conversar com Orley. Foi recebido com a clássica fidalguia do comunicador e sentou-se diante dele sem nenhum assessor. Foi uma conversa livre do líder de Minas Gerais com um nobre jornalista, respeitado no Estado e no Brasil. Foi um encontro que registro para a História.
Orley Moreira foi um dos mais importantes narradores de telejornais no Sistema Globo de Rádio e Televisão, ao lado de Sérgio Chappelin e do maior de todos: Cid Moreira (Não é parente de Orley). Orley deu vida e voz ao vibrante jornalismo da antiga TV Triângulo e foi uma das vozes mais respeitadas e admiradas no Brasil Central onde foi mestre e orientador de muitos jornalistas. Hoje, aposentado, produz um podcast: CONVERSA COM ORLEY.
A visita sem pauta do governador de Minas Gerais, ontem, para ser entrevistado por Orley Moreira foi a revelação da importância que tem o experiente jornalista que, mesmo aposentado, representa muito para quem comanda o importante Estado de Minas Gerais. Orlei Moreira: exemplo de jornalista sério, competente e sempre comprometido com a verdade. O governador Romeu Zema provou ontem que reconhece esses valores.
Tenho pelo jornalista Orley profunda admiração pelo seu trabalho na imprensa triângulina.Ele faz parte de um grupo de profissionais que dignifica aquela sua função e é um exemplo de dedicação em prol da comunicação social. Parabéns, Orley, também pelo reconhecimento do chefe do Poder Executivo do Estado, uma grande honraria.