Curso começou nesta quarta-feira (10); objetivo é permitir trocas de experiências e contribuir com melhores práticas para a produção da merenda escolar municipal
Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU
A Prefeitura de Uberlândia abriu, nesta quarta-feira (10), uma grande capacitação voltada aos profissionais da educação que atuam no preparo de alimentos nas escolas municipais. Até sexta-feira (12), mais de 400 merendeiros efetivos passarão pelo treinamento “Merendeiros em ação – Compartilhando conhecimentos e experiências exitosas na alimentação escolar”, que é ministrado por meio da Secretaria Municipal de Educação no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).
Com uma metodologia diferenciada, os profissionais são divididos em grupos menores. Cada turma prepara uma receita selecionada e, nesse momento, os participantes trocarão experiências sobre como produzem as merendas em suas escolas. Ao todo, serão produzidos 10 pratos, entre eles, pão de polvilho, panqueca de banana e omelete de forno com legumes. Em seguida, profissionais da secretaria repassarão técnicas de preparo com hortifrútis e, ao final, todos poderão degustar as receitas preparadas e compartilhar suas opiniões.
Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU
O curso também tem momentos para abordar boas práticas de manipulação e identificar falhas nas vestimentas, higiene e manuseio dos alimentos, além de abordar limpeza e organização das geladeiras das cantinas escolares e recebimento de produtos para a merenda escolar. Com a turma que prepara a merenda da educação infantil, ainda serão tratados temas específicos, como neofobia alimentar (pavor de alimentos novos ou desconhecidos), construção do paladar e melhores formas de se cortar frutas e legumes. Para quem lida com a alimentação dos alunos do ensino fundamental, serão citadas a importância de oferecer diversos tipos de alimentos e a importância dos profissionais que fazem a merenda escolar, entre outros assuntos.