Ivan Santos – Jornalista

Recentemente, a TV Integração fez UM ESPECIAL para os amantes de música sertaneja romântica, sobre a vida e obra do saudoso compositor Gerson Coutinho da Silva, conhecido ´publicamente como Goiá. Este compositor nasceu em Coromandel e compôs músicas imortais como A Saudade de Minha Terra e Pé de Cedro. Também passou e permaneceu por vários dias em Uberlândia.
Goiá era um boêmio e passava acordado durante a maior parte das noites vividas por ele. Circulava nos bares noturnos que encontrava. Em Uberlândia ele tinha um lugar preferido: Avenida Cesário Alvim, esquina da velha estrada de ferro que depois se transformo na Avenida João Naves de Ávila.
O Programa Especial da TV foi gravado em 2011 e veiculado novamente para lembrar aos telespectadores que Goiá foi um compositor de músicas sertanejas inesquecíveis.
Goiá bebia muito todo tipo de bebidas alcoólica. Entre admiradores dele corria uma história não confirmada pelo autor, segundo a qual a imortal musica “Saudade de Minha Terra” (Do que adianta, vive, viver na cidade, se a felicidade não me acompanhar…) foi composta numa noite no Copo Sujo, em Uberlândia. O cantor veio de São Paulo para uma apresentação em Uberlândia e, por causa de vários compromissos não pôde ir a sua querida Coromandel. Cheio de Saudade da cidade onde nasceu e lá tinha parentes e amigos, depois de muita bebida ingerida sem nada comer, ele compôs uma das peças mais belas do Cancioneiro Sertanejo do Brasil.
A bebedeira constante lhe deu uma cirrose no fígado. Numa das tantas crises hepáticas que teve, Goiá foi internado na Santa Casa de Uberlândia que funcionava na Avenida Vasconcelos Costa, no lugar onde está hoje o Hospital Santa Genoveva. De lá Goiá foi levado para outro hospital em Uberaba onde morreu semanas depois. Foi assim que o compositor festejado e admirado se despediu da Terra e virou constelação.