Atendimento por meio da carreta do Hospital de Amor é uma das ações do Município na programação do Outubro Rosa; exames de mamografia e Papanicolau estarão disponível na praça Tubal Vilela
Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU
A chegada do mês de outubro marca a intensificação das ações voltadas à prevenção do câncer de mama por meio da campanha de conscientização do Outubro Rosa. Além das atividades que acontecem durante todo o mês nas unidades de saúde, a Prefeitura de Uberlândia, em parceria inédita com o Hospital de Amor, de Barretos (SP), oferecerá exames gratuitos de mamografia e citopatológico (Papanicolau) às mulheres.
Os exames serão ofertados por meio da Carreta do Amor, que ficará na Praça Tubal Vilela entre os dias 1° e 18 de outubro. Depois, os atendimentos serão feitos do dia 21 até o dia 1° de Novembro no estacionamento da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Morumbi. O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso aos exames que são fundamentais no rastreamento precoce do câncer de mama e também do câncer de colo de útero.
Os exames serão realizados das 8h às 17h30. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das solicitações que estão na Central Municipal de Regulação, ficará responsável por fazer os agendamentos das mulheres que estão aguardando pelos exames. As unidades de saúde farão a comunicação e confirmação do dia, local, e horário do agendamento.
A carreta do Amor contará diariamente com dois radiologistas, uma enfermeira e quatro agentes comunitários de saúde (ACS) do Município, que foram capacitados para organizar o fluxo, preencher os documentos e confirmar a presença conforme os agendamentos.
A fim de garantir o acesso aos exames, a Secretaria também trabalhará com livre demanda para quem estiver próxima ao local, enquadrar-se nos requisitos e quiser realizar os procedimentos.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) é de que mulheres com idade acima dos 40 anos façam, anualmente, o exame de mamografia. Já o citopatológico deve ser feito por mulheres que já iniciaram a vida sexual, principalmente entre 25 e 65 anos.
Intensificação dos cuidados
Além desta ação e das já realizadas nas unidades de saúde, a Prefeitura de Uberlândia, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e associações de defesa dos direitos das mulheres, levará os cuidados também para aquelas que estão em unidade prisional.
O projeto “Cuidados que Transformam” acontecerá entre os dias 1° e 4 de outubro, na Penitenciária Pimenta da Veiga, e promoverá a saúde integral das mulheres encarceradas, facilitando o acesso a exames preventivos, tratamentos e orientações essenciais para a prevenção de doenças.
Dentre os cuidados estão os exames de mamografia, por meio do Mamógrafo Móvel da Prefeitura de Uberlândia, o citológico e testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), vacinação de acordo com as necessidades individuais e atendimentos básicos odontológicos e psiquiátricos. Além dos atendimentos, também haverá palestras e orientações sobre planejamento familiar e fornecimento de métodos contraceptivos.