Ivan Santos – Jornalista
No próximo domingo, mais de 530 mil eleitores poderão votar para eleger um prefeito e um vereador.
Não é só eleger o prefeito. É preciso eleger vereadores que deem sustentação aos projetos do prefeito Na Câmara Municipal. A Câmara de Uberlândia, que é o segundo maior município de Minas Gerais, será composta de 27 vereadores. O prefeito precisa dos votos da maioria para aprovar seus projetos. A Câmara representa o Poder Legislativo e tem como função principal elaborar leis e fiscalizar os atos do prefeito que será o chefe do Poder Executivo.
Minas Gerais, com 853 municípios e o Estado com o maior número de municípios. Neste ano haverá eleição em todos eles.
A Câmara Municipal de Uberlândia tem um Regimento Interno e todos os vereadores nele se baseiam para o exercício do mandato. O número de vereadores de cada município é fixado com base na população municipal. Uberlândia e o município com mais habitantes depois da Capital, Belo Horizonte.
O presidente da Câmara será escolhido por todos os vereadores eleitos e empossados em fevereiro de 2025. Em seguida os vereadores escolherão os membros da Comissões Permanentes da Casa.
Cada vereador representa no Poder Legislativo a parcela do eleitorado que lhe deu, no dia da eleição, o poder de representa-lo no Poder Legislativo por quatro anos. Cada vereador poderá se candidatar à reeleição e se considerar reeleito de acordo com a normas eleitorais em vigor.
Todo vereador poderá apresentar projetos de lei de interesse público e participar de Comissões de Inquérito abertas na Câmara. Um vereador poderá apresentar projetos para melhorar todos os serviços municipais e fiscalizar a administração do orçamento municipal por agentes do poder Executivo. Vereador é tão importante quanto o prefeito. Vote com o cérebro, não com o fígado.