Considerada uma das principais estruturas esportivas do país, espaço que integra o Complexo Parque do Sabiá completou 17 anos nesta quarta-feira (9); inauguração ocorreu em 2007, no primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão
Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU
A Arena Sabiazinho vai ganhar dois novos elevadores. A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou a infraestrutura que vai possibilitar a instalação dos equipamentos, cada um com capacidade de até 8 pessoas ou carga de 600 kg. Considerada uma das principais estruturas esportivas do país, a Arena completou 17 anos de história nesta quarta-feira (9). O espaço, que compõe o Complexo Parque do Sabiá e está sob os cuidados da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), foi inaugurado em 2007, durante o primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão.
Nessa primeira etapa, a empresa licitada, Lok Service Tecnologia, realiza a escavação e fundação da estrutura que abrigará os elevadores. O projeto ainda contempla estrutura metálica de sustentação. Os equipamentos, que estão em processo de fabricação, terão recursos de acessibilidade, com barras de apoio interna na cabine e identificação em braille, luminárias de emergência e sinalização de rotas de fuga, atendendo às normas do Corpo de Bombeiros. A obra é estimada em torno de R$ 1,2 milhão e executada com recursos próprios do Município.
A infraestrutura vai substituir as plataformas elevatórias, que até então estavam em uso e já foram retiradas. A previsão é que o serviço seja concluído até o final deste ano e se junte às importantes melhorias implementadas pela Prefeitura na Arena nos últimos anos. Dentre as mais recentes estão o revestimento termoacústico e a impermeabilização dos 6,5 mil metros de cobertura do ginásio, o que resultou em redução da temperatura interna e melhora na acústica.
Além disso, houve a implantação de um novo sistema de iluminação externa, viabilizada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, firmada com a concessionária Engie. No total, foram instaladas 24 luminárias em RGB (vermelho, verde e azul – em tradução), dando destaque ao redor de toda a estrutura, 72 luminárias na fachada, com temperatura de cor branco neutro, e 9 projetores com as mesmas características direcionados ao letreiro.
Estrutura
Com 8.861 metros quadrados, a Arena Sabiazinho tem capacidade para receber até 6.013 pessoas nas arquibancadas e está adaptada para quem utiliza cadeira de rodas. O local ainda conta com 15 saídas de emergência, 8 banheiros, 6 vestiários (4 para atletas e 2 para árbitros), tribuna de honra, quadra com piso de taco flutuante, sala de imprensa, bar, lanchonete, departamento médico, almoxarifado, setor administrativo, bilheteria e amplo estacionamento.
Nos últimos anos, a Arena sediou grandes eventos, como três decisões da Superliga de Vôlei Feminino, final da Superliga Masculina, Sul-Americano Feminino de Clubes e Torneio Pré-Olímpico Feminino de Vôlei, além de shows nacionais e internacionais, como os de Roberto Carlos, Slash, Backstreet Boys, Whitesnake, Scorpions, dentre outros.