Governo de Minas e Cemig investiram mais de R$ 31 milhões na instalação da unidade que vai melhorar a vida dos mineiros da região
O Governo de Minas vistoriou, nesta quinta-feira (17/10), as instalações da Subestação (SE) Inhaúma 1 da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), na cidade homônima, na região Central de Minas.
GOV. MG
Integrante do programa Mais Energia, a estação entrou em operação no final de 2023, trazendo melhorias significativas ao sistema elétrico da região.
Com um investimento de mais de R$ 31 milhões, a nova subestação é conectada ao sistema elétrico por meio de 13 quilômetros de linhas de distribuição aérea, interligando-a à SE Sete Lagoas 4.
O governador Romeu Zema, que esteve no local para verificar as instalações, destacou a melhoria no fornecimento de energia para a região.
“Estou aqui fazendo a vistoria de mais uma subestação da Cemig, desta vez no município de Inhaúma. Esse investimento visa melhorar o fornecimento de energia na região próxima de Sete Lagoas, onde há uma constante atração de novas indústrias e um crescimento na produção agrícola”, disse o governador.
“Vale lembrar que esta é apenas uma das mais de 200 subestações que a Cemig está construindo durante a nossa gestão, com o objetivo de resolver de forma definitiva os problemas de baixa qualidade e falta de energia no estado”, ressaltou Romeu Zema.
Mais estabilidade
Com capacidade de 15 MVA, a SE Inhaúma 1 ampliou o fornecimento de energia elétrica para o município de Inhaúma e outras localidades, como Cachoeira da Prata, Fortuna de Minas, Papagaios e Sete Lagoas. Ao todo, cerca de 15 mil residências e empresas foram beneficiadas, direta ou indiretamente, pelo reforço no abastecimento de energia, que atende às crescentes demandas da região, marcada pela expansão da produção agrícola e pela atração de novas indústrias.
Além de garantir maior estabilidade no fornecimento de energia, a subestação faz parte dos esforços contínuos do programa Mais Energia, que visa modernizar e expandir a infraestrutura elétrica em diversas regiões de Minas Gerais. Algumas obras complementares na SE Inhaúma 1, como a finalização da concretagem dos taludes e o depósito de materiais, estão em andamento e têm previsão de conclusão ainda em 2024.
O programa Mais Energia, da Cemig, está focado em melhorar a qualidade do serviço prestado à população mineira, fortalecendo o sistema elétrico e impulsionando o desenvolvimento regional.
“Estamos seguindo a orientação do Governo de Minas de transformar a Cemig em um motor do desenvolvimento do estado. Todo o esforço que estamos fazendo é para investir integralmente em Minas. Além disso, estamos investindo na área rural com o programa ‘Minas Trifásico’, que prevê a conversão de 30 mil quilômetros de rede rural monofásica em trifásica. Temos um programa muito grande e histórico para que a Cemig volte a ser protagonista no desenvolvimento de Minas”, afirmou o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi.