Competição será disputada entre 10 e 15 de dezembro com a participação de equipes do Brasil, Argentina, Itália, Irã e Egito

Divulgação/Futel

Administrada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), a Arena Sabiazinho receberá mais um evento esportivo de destaque internacional: o Campeonato Mundial de Clubes Masculino de Vôlei. A competição será disputada entre 10 e 15 de dezembro com a participação de 8 equipes: Praia Clube, Cruzeiro, Ciudad Voley (Argentina), Trentino (Itália), Lube Civitanova (Itália), Foolad Sirjan (Irã), Shahdab Yazd (Irã) e Al Ahly SC (Egito). A informação foi oficializada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) nesta sexta-feira (18).

“A escolha da Arena Sabiazinho é reflexo do compromisso que a gestão Odelmo Leão tem com a infraestrutura oferecida ao esporte em Uberlândia. São 17 anos de história, sediando grandes eventos, como decisões das Superligas de Vôlei Feminino e Masculino, Sul-Americano Feminino de Clubes e Torneio Pré-Olímpico Feminino de Vôlei. No mês passado, recebemos competição do Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino. Isso sem falar nos shows, com artistas de renome nacional e internacional, que já passaram pela nossa arena. Equipes e público que virão para Mundial, com toda a certeza, encontrarão um espaço de qualidade para aproveitarem os jogos”, ressaltou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.

Divulgação/Futel

Com 8.861 metros quadrados, a Arena Sabiazinho tem capacidade para receber até 6.013 pessoas nas arquibancadas. O local, construído e inaugurado pelo prefeito Odelmo Leão em 2007, é adaptado para pessoas em cadeiras de rodas e conta com 15 saídas de emergência, 8 banheiros, 6 vestiários (4 para atletas e 2 para árbitros), tribuna de honra, quadra com piso de taco flutuante, sala de imprensa, bar, lanchonete, departamento médico, almoxarifado, setor administrativo, bilheteria e amplo estacionamento.

Dentre as mais recentes melhorias estruturais implementadas pela Prefeitura estão os serviços de revestimento termoacústico e impermeabilização dos 6,5 mil metros de cobertura da Arena Sabiazinho, o que resultou em redução da temperatura interna e melhora na acústica do ginásio. O Município também implementou, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação, um novo sistema de iluminação externa, pelo qual foram instaladas 24 luminárias em RGB (vermelho, verde e azul – em tradução), dando destaque ao redor de toda a estrutura, e 72 luminárias na fachada, com temperatura de cor branco neutro, além de 9 projetores, com as mesmas características, direcionados ao letreiro.

Outra novidade é que a Prefeitura iniciou o serviço de substituição das plataformas elevatórias da Arena Sabiazinho por dois elevadores com capacidade para receber até 8 pessoas simultaneamente em cada. A previsão é que a obra seja concluída até o fim de dezembro.