Ivan Santos
A extrema direita norte-americana vai votar ao poder em janeiro de 2025 após a eleição do republicano Donald Trump. Este fato deixou os elitistas da direta Brasileira animados para eleger o Mito Jair Bolsonaro PL) presidente em 2026. Os políticos conservadores do Brasil têm esperança de suspender todos os impedimentos legais que deixaram Bolsonaro inelegível até 2030. As ações para tornar Bolsonaro elegível dependem de julgamentos no Supremo Tribunal Federal.
No momento, os políticos da direta defendem anistia para os presos de 8 de janeiro para anistiar também Bolsonaro. Bolsonaro já disse que espera que Deus lhe conceda o direito de terminar a missão que ele diz ter para melhor o Brasil e expulsar os comunistas do território nacional. Para Bolsonaro, quem não o apoia é comunista.
Bolsonaro é hoje investigado em vários inquéritos no STF nos casos de tentativa de golpes, de fraude em um catão de vacina e de joias supostamente roubadas. Se for condenado na esfera criminal a situação política dele, que já é ruim, ficará pior.
Além de ter sido declarado inelegível no inquérito das milícias digitais o ex-presidente poderá ainda ser condenado em diversos processo abertos na Justiça Federal.
Vários especialistas em Direito Eleitoral disseram que o ex-presidente Bolsonaro continuara inelegível em 2026. Também disseram que Bolsonaro poderá ser beneficiado por uma anistia aprovada no Congresso, mas esta hipótese parece muito difícil no momento e uma eventual decisão a favor da anistia poderá parar na Justiça que demoraria para decidir antes da eleição presidencial em 2026.
O futuro da direta no Brasil, neste momento, é difícil. Recentemente o ex-presidente disse a jornalistas que somente ele tem cacife para ganhar uma eleição para presidente com a bandeira da direta conservadora. E enfatizou: “Eu pretendo disputar a eleição de presidente em 2026”. Para ser candidato, Bolsonaro precisa anular todas as condenações que ele já tem na Justiça Brasileira e ainda se livrar dos processos em curso.