Estratégia será promovida até sexta-feira (15) no bairro São Jorge como parte do pacote de ações preventivas contra o mosquito Aedes, que foram anunciadas nesta segunda-feira (11)

Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Como parte das estratégias preventivas para reforçar a mobilização e conscientização da população contra o Aedes aegypti, anunciadas pelo prefeito Odelmo Leão dentro da campanha “Dengue: A Batalha começa em casa”, a Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta terça-feira (12), a semana de mobilização no bairro São Jorge. Até sexta-feira (15), quando ocorre o “Dia D”, 120 agentes de endemias, do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, percorrem a região, visitando casas para eliminação de criadouros e focos, com apoio de drones na identificação. Além disso, há recolhimento de pneus e palestras educativas nas escolas. Paralelamente, na praça Maria Preta, equipes fazem um trabalho de conscientização e ainda há oportunidade de atualização vacinal por meio do Vacimóvel.
Até quinta (14), as ações ocorrem das 8h às 17h. No “Dia D” municipal, na próxima sexta-feira (15), os trabalhos se concentram das 8h às 14h com destaque para a iniciativa de troca de objetos de descarte por um litro de leite. A ação será realizada na praça Maria Preta.
‘Dia D’ contra o mosquito
Como forma de oferecer um incentivo a mais para que a população evite deixar nas casas materiais que possam se tornar criadouros do mosquito. A Secretaria Municipal de Saúde, junto a parceiros, arrecadou caixas de leite que serão distribuídos mediante a entrega de objetos descartados, como pneus, móveis, eletrodomésticos, vasilhas, latas, entre outros.

Para garantir a troca, basta o morador levar os objetos no ponto de troca da praça Maria Preta no dia 15 de novembro, das 8h às 14h. Para cada tipo de material entregue pela comunidade, será concedida uma quantidade específica de leite. Os critérios de troca estarão disponíveis no local.