Equipes da Secretaria Municipal de Obras atuam desde domingo (24) em, no mínimo, 20 pontos da cidade onde foram registrados destacamento asfáltico; em menos 30 minutos, choveu mais de 50 mm somente na região da avenida Rondon Pacheco

Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação – PMU

As equipes da Prefeitura de Uberlândia seguem mobilizadas, nesta segunda-feira (25), para normalizar vias afetadas pelo temporal que atingiu a cidade entre o final da noite de sábado (23) e a madrugada deste domingo (25). O trabalho de recomposição asfáltica é realizado em, pelo menos, 20 pontos da cidade. Em 25 minutos, foi registrada uma precipitação de 52 milímetros apenas na região da avenida Rondon Pacheco. O volume ocorrido na cidade de 1º a 25 de novembro, de 363,4 mm, é 190% superior à média histórica para o mês, de 191 mm, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme relatório do Instituto de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a formação que deu origem ao violento temporal do fim de semana não foi captada previamente por radares e satélites, sendo classificada como um fenômeno raro para o período em que ocorreu.

“Destacamos que a formação de precipitações concentradas nesse horário é fenômeno meteorológico extremamente raro, pois as formações de núcleos de instabilidade atmosférica geralmente são produzidas por uma combinação de fatores, dentre eles, variação brusca da pressão somada a temperaturas e umidade relativa do ar elevadas no final da tarde início da noite, sendo esse o período considerado crítico para ocorrência desse tipo de evento. Outro destaque a ser feito é que pela reduzida área de abrangência e rápida formação, os mesmos, além de não serem visíveis nas imagens de satélites, são de difícil localização, previsão e emissão de avisos para áreas específicas”, informa o relatório. (Confira aqui a íntegra da nota técnica)

A Defesa Civil atendeu outras 48 ocorrências decorrentes do temporal, entre as quais estão queda de muro, destelhamento, alagamentos e quedas de árvores. Além da Secretaria Municipal de Obras, vistorias são realizadas pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Trânsito e Transportes e pelo Departamento Municipal de Água Esgoto (Dmae).

Autopreservação

A Defesa Civil de Uberlândia orienta que, em eventos intensos e intempestivos, os cidadãos não façam tentativas de remoção de veículos das vias, enfrentando a força da água durante o curso de enxurradas e alagamentos. Além disso, orienta que aqueles que presenciem situações de risco em ocasiões como esta acionem imediatamente a Defesa Civil pelo 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.