Com auditório lotado, evento trouxe a experiência do professor, historiador e pesquisador Natanael Santos e apresentação especial do Quinteto Griô

Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, na tarde desta quarta-feira (27), a palestra “Trajetórias do Africano em Território Brasileiro com Quinteto Griô”. A ação, que reuniu 350 educadores no auditório da Faculdade Anhanguera, contou com a experiência do professor Natanael dos Santos, historiador e pesquisador que desenvolve estudos sobre a historiografia africana.
A palestra teve a finalidade de reforçar a importância do trabalho já desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino, conforme a Lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes para a inclusão da história e cultura afro-brasileira na grade curricular dos estudantes. O tema trabalhado partiu da reflexão “Que a nossa diferença não faça a menor diferença” e contou com a apresentação especial do Quinteto Griô.

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, trabalha constantemente pelo fortalecimento da cultura antirracista na rotina escolar. Esse compromisso é fomentado em atividades pedagógicas que resultam em ações como a Mostra Pedagógica da Consciência Negra (evento anual e que, neste ano, ocorreu no dia 9 de novembro nas escolas municipais) e em capacitações abertas à comunidade (como foi o caso da formação “Educação Antirracista: diversidade e combate ao racismo em ambiente escolar”, que contou com 60 participantes e foi realizada também neste ano), entre outras. Essa política ganhou reforço no ambiente escolar neste ano com a adesão da Rede Municipal de Ensino à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).