Balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego foi divulgado nesta quinta-feira (28)
Secretaria de Governo e Comunicação/PMU
Com saldo de 1.279 empregos gerados no mês de outubro, Uberlândia é a 16ª cidade do Brasil em abertura de novos postos de trabalho. Conforme balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na manhã desta quinta-feira (28) pelo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a cidade está à frente de 17 capitais, entre as quais Florianópolis, Goiânia, Salvador e Vitória, e ainda está classificada como a 2ª maior geradora de empregos do interior do Brasil (excluindo-se capitais e regiões metropolitanas).
Durante o último mês, houve 13.511 admissões e 12.232 desligamentos. O saldo positivo foi puxado pelo setor de “Agropecuária” (+437), seguido por “Construção” (+384), “Comércio” (+317) e “Indústria” (+184). No ano, o saldo acumulado já chega a 5.460 postos.
Para estimular a economia e o mercado de trabalho local, a Prefeitura de Uberlândia desenvolve diversas políticas públicas, como a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos, seja por meio dos Centros Profissionalizantes municipais seja por iniciativas como a do “Ônibus Meu Ofício”, que leva capacitações a todas as regiões da cidade. Há ainda as ações desenvolvidas por meio do Sine municipal, o que inclui o projeto “Sine Itinerante”, que disponibiliza vagas de emprego nas estruturas dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) às terças e quartas-feiras.