Miraporanga é o primeiro a ser contemplado com a instalação de uma Estação de Reciclagem ao lado da Escola Municipal Domingas Camin
Divulgação/Dmae
A ampliação do programa municipal e Coleta Seletiva chegou aos distritos. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) instalou, nesta terça-feira (17), a 20ª Estação de Reciclagem de Uberlândia, desta vez em Miraporanga.
O ponto escolhido pelo Dmae para a instalação da estação fica ao lado da Escola Municipal Domingas Camin, onde os moradores poderão descartar todo resíduo reciclável, que será, posteriormente, recolhido e encaminhado às associações e cooperativas de catadores credenciadas.
“O modelo adotado no Distrito de Miraporanga é o ponto-a-ponto, no qual os moradores podem deixar o material reciclável nos postos de coleta. É o início de mais um projeto da coleta seletiva na cidade”, contou o coordenador de Gestão de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa.
Jorge Antônio de Souza, morador do distrito, falou sobre a iniciativa do Dmae. “Eu nunca tive o costume de separar assim o lixo. A gente só coloca na porta de casa mesmo. Agora, vai ser bom ter esse lugar para gente colocar o material reciclável. É um trabalho muito bonito que o Dmae faz”, relatou.
O Dmae já desenvolvia ações de reciclagem junto aos estudantes da Escola Municipal Domingas Camin, que é contemplada com o projeto “Plantando o Futuro”.
“Foi um trabalho desenvolvido, inicialmente, com alunos da escola que decidimos levar para toda a comunidade do distrito. Antes, a coleta atendia apenas a instituição de ensino e agora todos poderão contribuir levando os recicláveis até a estação”, disse o Arthur Rosa.
Estações de Reciclagem
O Programa de implantação de Estações de Reciclagem (Pontos de Entrega Voluntária – PEV) do Dmae é regulamentado pelo Decreto N° 20.367, de 15 de maio de 2023, com o fim de expandir e melhorar a coleta de resíduos recicláveis em Uberlândia. Atualmente, a cidade também conta com outros 19 PEVs espalhados em todas as regiões.
“É um programa que estreita esse relacionamento entre iniciativa privada, sociedade civil e governo e promove a coleta seletiva e os benefícios que ela pode ajudar. As estações podem ser instaladas em perímetro urbano e rural”, explicou Arthur Rosa.
Podem participar do Programa de implantação de Estações de Reciclagem pessoas jurídicas, de direito público ou privado, órgãos da administração pública, entidades associativas, condomínios, cooperativas ou pessoas físicas. As propostas devem conter a indicação de um ou mais locais de instalação. Essas indicações são consideradas pelo Dmae na hora de definir os pontos de coleta.
Todas as informações para adesão ao programa e onde as estações de reciclagem foram instaladas estão disponíveis na aba “Coleta Seletiva/Estações de Reciclagem” da página da autarquia no Portal da Prefeitura.