Estrutura é voltada exclusivamente aos treinos de paratletas, centralizando o atendimento em um único espaço e ampliando o serviço oferecido

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

O prefeito Odelmo Leão inaugurou, junto ao presidente da regional Vale da Paraíba da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), José Alves, o novo ginásio do Sesi Gravatás. A cerimônia, realizada na tarde desta quarta-feira (18) e acompanhada por diversas autoridades, incluindo o ministro dos Esportes, André Fufuca, e a deputada federal, Ana Paula Junqueira Leão, marca mais um capítulo da parceria entre as duas instituições, pela qual a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), faz a gestão da estrutura da Fiemg. A partir da inauguração, os paratletas que treinam pelo Município passam a contar com um espaço exclusivo e capacidade ampliada de atendimento.

“Quero agradecer o apoio da Fiemg, que não mediu esforços para tornar realidade o projeto desse ginásio, que desenvolvemos por meio da Futel. Lá se vão quase 20 anos, desde que criamos o Departamento Municipal de Paradesporto, logo que assumi o primeiro mandato como prefeito de Uberlândia, porque buscávamos oferecer às pessoas com deficiência as mesmas condições que os demais públicos já usufruíam para a prática de esportes. Chegando ao final do quarto mandato, sinto muito orgulho do quanto esse setor cresceu e evoluiu, com aulas gratuitas em diversas modalidades e premiadas equipes de competição. Recebam esse espaço exclusivo como um presente e um incentivo para as novas histórias que serão escritas a partir daqui”, comemorou o prefeito Odelmo Leão.

O ministro André Fufuca elogiou o trabalho da gestão municipal em prol do esporte. “Uberlândia é exemplo de uma cidade em que o esporte deu certo, tanto nas modalidades paralímpicas quanto na base, com atendimento gratuito a milhares de crianças e adolescentes todos os dias, por meio das escolinhas da Futel. Isso só é possível graças ao investimento feito pela Prefeitura de Uberlândia, que, por meio do prefeito Odelmo Leão, tem democratizado o acesso ao esporte e se tornado uma referência para todo o país”, destacou.
Um espaço especial para o paradesporto

O novo ginásio, construído pela Fiemg com projeto da Futel, tem área total de 1.345,35 metros quadrados, dividida em quadras de bocha/parabadminton e goalball e academia de halterofilismo. A estrutura possui telha de aço galvanizada ondulada, sustentação em perfil metálico soldado, cobertura curva com tela de arame galvanizado e alvenaria de fechamento lateral.

A equipe de paradesporto é formada por 51 paratletas no halterofilismo, 19 no goallball, 13 no parabadminton e 18 na bocha. Com o novo ginásio, a capacidade de atendimento será ampliada para até 80 paratletas no halterofilismo e 60 em cada uma das demais modalidades, além de existir projeto para a implementação do vôlei sentado.

“O projeto de construção desse ginásio foi rapidamente aprovado pela Fiemg, graças ao prestígio do prefeito Odelmo Leão e do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia e associações parceiras no paradesporto. Sem dúvidas, essa é uma obra de grande importância e que contribuirá para que o município alcance resultados ainda mais expressivos em competições internacionais”, afirmou José Alves.

Prefeitura e Sesi Gravatás

A Prefeitura de Uberlândia, por meio de contrato de locação firmado pela Futel junto à Fiemg, assumiu a estrutura esportiva do Sesi Gravatás (localizada na rua Nova Ponte, 500, Jardim Gravatás) em janeiro de 2022, com o objetivo de oferecer atividades de iniciação esportiva (olímpica e paralímpica), alto rendimento (olímpico e paralímpico) e qualidade de vida.

O Sesi Gravatás tem 2.368 alunos matriculados nas modalidades de atletismo (olímpico e paralímpico), basquete, caminhada orientada, ginástica funcional, futebol de campo, futebol society, futsal, halterofilismo (paralímpico), hidroginástica, judô, karate, multiesportes, natação (olímpica, adulto e paralímpica) e vôlei.

Além do novo ginásio, a estrutura engloba duas piscinas semiolímpicas, pista de atletismo, arena de areia (com quatro quadras), campo society sintético, campo de grama natural, academia com equipamentos, salas para atividades físicas, sala de fisioterapia com equipamentos, vestiários masculinos e femininos, banheiros, depósito e estacionamento. Todos esses espaços podem ser utilizados pela Futel de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e, excepcionalmente, aos fins de semana, em caso de eventos e competições esportivas.