Ação teve início no bairro Nossa Senhora das Graças e vai percorrer mais 10 bairros até junho neste ano

Divulgação – DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, nesta terça-feira (14), uma campanha de conscientização sobre a coleta seletiva de resíduos em Uberlândia. A iniciativa envolve visitas a residências de bairros com baixa adesão ao programa, promovendo a separação correta de materiais recicláveis. Durante as visitas, equipes do Núcleo de Coleta Seletiva realizam entrevistas com moradores e distribuem folhetos informativos, que incluem orientações sobre os dias e horários da coleta.
Onze bairros foram escolhidos para participar do projeto em um primeiro momento: Aclimação, Daniel Fonseca, Granja Marileusa, Jaraguá, Jardim Patrícia, Lídice, Luizote, Marta Helena, Nossa Senhora das Graças, Pampulha e Presidente Roosevelt. A ação será implementada em três etapas, cobrindo os primeiros três bairros até fevereiro, sete até abril e, finalmente, todos os bairros selecionados até o fim de junho.

“Nosso objetivo é conscientizar os moradores sobre a importância de separar e descartar corretamente os resíduos recicláveis. Com isso, não apenas reduzimos o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário, gerando economia ao Município, como também impulsionamos a renda de catadores e associações parceiras”, explicou o coordenador do Núcleo de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio.

Primeiros resultados

O bairro Nossa Senhora das Graças foi o ponto de partida da ação. Moradores como Pedro de Oliveira Coelho, que já contribui ativamente com a separação de resíduos, receberam as equipes com entusiasmo. “Aqui, a gente separa garrafas de refrigerante, embalagens de plástico e outros materiais, principalmente no fim de semana. Tudo é destinado à coleta seletiva”, afirmou o morador.

Impacto esperado

O Dmae espera ampliar significativamente a adesão à coleta seletiva nos bairros visitados. Para setores onde o programa já está implantado há anos, o projeto busca revitalizar o engajamento comunitário, além de identificar barreiras à participação. “As entrevistas realizadas durante as visitas ajudarão a mapear o nível de conhecimento da população sobre a coleta seletiva e os desafios enfrentados para incorporá-la no dia a dia”, destacou Arthur.

Resultados anteriores

Em 2024, o Dmae destinou 6.589,8 toneladas de materiais recicláveis a associações e cooperativas de reciclagem, enquanto mais de 235,8 mil toneladas de lixo convencional foram encaminhadas ao aterro sanitário municipal. Com a execução deste projeto, a autarquia reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento de uma cidade mais consciente e responsável ambientalmente.